Já pensou na composição da sua foto? Três dicas para usar em qualquer equipamento!

Já pensou na composição da sua foto? Três dicas para usar em qualquer equipamento!

Composição musical, artística, a composição está na fotografia também. Aprenda um pouco mais com essas três super dicas!

1 – Descentralize o motivo

Flor. Fodo de domínio público.

Normalmente, quando começamos a fotografar temos uma tendência a deixar o motivo da fotografia, ou seja, a pessoa, o carro, o sol, aquilo que está sendo fotografado, exatamente no centro da foto. Porém, nem sempre essa composição simples cria uma fotografia interessante.

Tirar o motivo do centro do quadro é a primeira forma de trabalhar a composição de uma fotografia, pois faz o fotógrafo pensar sobre onde posicionar no quadro da foto aquilo que está sendo fotografado, é a regra dos terços que consiste em dividir o quadro em três partes (a maioria dos equipamentos possui a grade, que é justamente esse auxílio dos terços). Isso pode ir além também determinando o posicionamento de várias coisas no quadro. Entretanto, há momentos em que pode ser interessante deixar o motivo no centro mesmo, tudo depende do contexto.

 

2 – Não se esqueça de alinhar o horizonte!

Mar. Foto de domínio público.

Mar. Foto de domínio público.

 

O que tem de foto com horizonte torto em praia eu não conto nem na calculadora. Acontece com todos, mas se você quer começar bem na fotografia, pare e respire.  O horizonte é uma linha muito forte e fácil de ser reparada, então a menos que você queria quebrar uma “regra” não se esqueça de deixar o horizonte alinhado. Torna-se mais agradável ao olhar.

 

3 – Estude os grandes nomes da fotografia

Ansel Adams. Foto de J. Malcolm Greany.

 

Uma boa forma de aprender sobre composição é estudar os grandes fotógrafos, inclusive os brasileiros.

Cartier Bresson e Sebastião Salgado na fotografia jornalística, Annie Leibovitz e Peter Lindbergh na fotografia de moda, Walter Firmo e Robert Capa também na fotografia jornalística, o grande Ansel Adams na fotografia de paisagens.

 

Aproveite um tempinho livre e dê uma olhada nesses nomes, se inspire e pegue sua câmera!

 

Escrito por João Vitor Soares.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *