Composição musical, artística, a composição está na fotografia também. Aprenda um pouco mais com essas três super dicas!
1 – Descentralize o motivo
Normalmente, quando começamos a fotografar temos uma tendência a deixar o motivo da fotografia, ou seja, a pessoa, o carro, o sol, aquilo que está sendo fotografado, exatamente no centro da foto. Porém, nem sempre essa composição simples cria uma fotografia interessante.
Tirar o motivo do centro do quadro é a primeira forma de trabalhar a composição de uma fotografia, pois faz o fotógrafo pensar sobre onde posicionar no quadro da foto aquilo que está sendo fotografado, é a regra dos terços que consiste em dividir o quadro em três partes (a maioria dos equipamentos possui a grade, que é justamente esse auxílio dos terços). Isso pode ir além também determinando o posicionamento de várias coisas no quadro. Entretanto, há momentos em que pode ser interessante deixar o motivo no centro mesmo, tudo depende do contexto.
2 – Não se esqueça de alinhar o horizonte!
O que tem de foto com horizonte torto em praia eu não conto nem na calculadora. Acontece com todos, mas se você quer começar bem na fotografia, pare e respire. O horizonte é uma linha muito forte e fácil de ser reparada, então a menos que você queria quebrar uma “regra” não se esqueça de deixar o horizonte alinhado. Torna-se mais agradável ao olhar.
3 – Estude os grandes nomes da fotografia
Uma boa forma de aprender sobre composição é estudar os grandes fotógrafos, inclusive os brasileiros.
Cartier Bresson e Sebastião Salgado na fotografia jornalística, Annie Leibovitz e Peter Lindbergh na fotografia de moda, Walter Firmo e Robert Capa também na fotografia jornalística, o grande Ansel Adams na fotografia de paisagens.
Aproveite um tempinho livre e dê uma olhada nesses nomes, se inspire e pegue sua câmera!
Escrito por João Vitor Soares.