Principais cuidados ao editar suas fotos

Principais cuidados ao editar suas fotos

 

Se você já é fotógrafo profissional ou quer se aprofundar na fotografia, confira algumas superdicas para melhorar sua pós-produção!

#1 – Fotografe em RAW

Foto: Pexels

Foto: Pexels

RAW é o arquivo de câmera bruto e sem pós-processamento e geralmente só é lido pela câmera e pelos editores de imagem. A vantagem de fotografar em RAW é que a câmera não compacta as informações registradas. A imagem terá o máximo de informações, possibilitando ajustes maiores na hora de editar a foto. Os arquivos RAW mais comuns são o CR2 da Canon e o NEF da Nikon.

 

#2 – Use programas mais adequados para edição

Interface do Adobe Lightroom

Interface do Adobe Lightroom

Um dos mais usados programas de edição atualmente é o Adobe Lightroom. Permitindo converter e importar arquivos direto do cartão de memória da câmera, realizar ajustes localizados com o pincel de edição, assim como editar luzes e cores. O Lightroom é uma ferramenta poderosa.

 

#3 – Seja preciso

black-corded-mouse-on-top-of-white-mouse-pad

Nos programas de edição de fotos, como o Lightroom, busque sempre tornar sua edição precisa e localizada, entretanto, alguns ajustes precisam ser usados de forma mais genérica, pois muita das vezes o ajuste precisa se misturar com as coisas ao redor do local aplicado. Saiba o quanto dosar na edição e use um equipamento minimamente adequado, um bom mouse faz bastante diferença.

 

#4 – Tenha referências

TAMANHO CAPA BLOG

Antes e depois. Foto: Phillip Haumesser

A melhor forma de encontrar seu estilo na edição é adotar, pelo menos inicialmente, algum fotógrafo que tenha as fotos que te agradam. Acompanhar seus trabalhos e usá-los como referência ou inspiração é uma forma de aprender e chegar mais próximo dos resultados desejados.

 

#5 – Estude mais fotografia

photographer-424620_1920

É, às vezes, a edição não é o suficiente. Talvez seja necessário melhorar sua fotografia, pois uma boa foto permite um melhor espaço para edições. O programa de edição não é apenas uma ferramenta de correção, mas sim uma ferramenta para aprimorar a foto. Portanto, a fotografia deve ser boa para que a edição seja boa também.

 

Escrito por João Vitor Soares.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *